segunda-feira, 18 de maio de 2009

A honra de ser Garibaldo

Me apaixonei por esse universo de bonecos quando era criança. No início da década de 70 a TV Cultura e a TV Globo produziram juntas a primeira versão não totalmente americana do Vila Sésamo no mundo. E eu, já não tão criança, me apaixonei completamente por Ênio, Beto, Caco & Cia Ltda. Os anos passaram e depois encontrei dentro de outro programa também da TV Cultura bonecos que me convenciam serem "de verdade". O programa era o Bambalalão e lá, entre grandes talentos da manipulação de bonecos nós tínhamos o Chiquinho Brandão, com seus João Balão, Tenório Dedalino e o inesquecível Bambaleão. Foram esses dois fatores que me tornaram num profissional de bonecos e me trouxeram até onde estou agora.
Posso falar melhor disso mais para a frente, mas o que quero registrar aqui é o fato de ter realizado um sonho que nunca foi sonhado. Não foi pois eu nem sonhava ousar imaginar um dia fazer o Vila Sésamo e muito menos dar vida ao Garibaldo.
Ganhei esse presente há dois anos. Um presente gigantesco, pois além da obrigação de tentar fazer bem esse personagem, já tão bem interpretado no Brasil pelo saudoso Laerte Morrone, e imortalizado pelo manipulador original Caroll Sppiney, recebi essa incumbência das mãos de Kevin Clash, que para quem não sabe, ele é o manipulador do Elmo e do Baby Sauro.
Espero de coração não ter decepcionado.
Aí vai um pouquinho do meu Garibaldo.

video

Vila Sésamo produzido pela TV Cultura em 2007 e dirigido por Bete Rodrigues.
Músicas: Arthur Nestrovski

Um comentário:

rose leal cerimonial disse...

Fernando,


Gostaria de agradecer em nome de meu filho, Arthur, de apenas 6 meses que adora ver o garibaldo na TV principalmente na hora do ABC...
Obrigada, de coração.

Mamãe Rose