sexta-feira, 17 de julho de 2009

Agora chegou mesmo nos cinemas...

Saiu na Folha:
TV leva "Cocoricó" ao cinema por marketing

Nova temporada do infantil ganha pré-lançamento em 21 salas de nove cidades

Longa, que entra em cartaz no sábado, apenas uniu 5 episódios, sem enredo; criador diz que estreia é oportunidade de divulgação

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir deste sábado, Júlio, o cavalo Alípio e a galinha Lilica, personagens do programa "Cocoricó", da TV Cultura, deixam o paiol rumo à cidade e, de quebra, migram da TV para o cinema. Mas, apesar das aparências, "Cine Cocoricó: As Aventuras na Cidade", que estreia em 21 salas de nove cidades do país, não é o primeiro longa da turma, alerta Fernando Gomes, diretor e criador do programa. "O "Cine" é um pré-lançamento da nova temporada. O pessoal do marketing decidiu fazer em cinema graças à qualidade técnica que conseguimos obter gravando em HD", afirma. "Ele é totalmente televisivo porque foi produzido para TV, e não para o cinema. Tem linguagem "de cinema", cuidada e tem um tratamento bacana, mas não me iludo. É televisivo." Televisão em tela grande é mesmo tudo o que se pode esperar do produto, que nada mais é do que cinco episódios colados um ao outro e sem enredo com começo, meio e fim que amarre tudo. Depois de três finais de semana em cartaz, ele será lançado em DVD em setembro. Os episódios, então, serão exibidos em outra ordem a partir de outubro na TV Rá Tim Bum. Na TV Cultura, vão ao ar só em 2010. Nas historinhas, os personagens passam as férias na cidade com João -o primo de Júlio que estava com ele na fazenda- e vivem aventuras bem paulistanas. Exploram pontos turísticos de São Paulo (estação da Luz, Mercado Municipal, bairro da Liberdade) e vão a um jogo de futebol entre times (alvinegro e verde e branco) que remetem a um clássico entre Corinthians e Palmeiras. No ano passado, o programa que completa 13 anos já havia ganhado os palcos. Na ocasião, Gomes afirmou que demorou para fazer a adaptação pois queria encontrar a maneira ideal de realizar a transição entre os formatos. Então por que adiantar um produto que pode ser confundido com um primeiro filme? "Não é questão de espera, mas de oportunidade. Um longa é algo muito mais delicado, uma produção totalmente diferenciada. Não é o mesmo caso porque lá precisávamos de uma adequação do boneco da TV para o teatro. Mas, para cinema, os bonecos são praticamente os mesmos", afirma. O sonho de fazer o que seria, aí sim, o primeiro longa fica mais para frente. "É o curso natural. Já temos uma sinopse bacana, mas ainda é só uma sementinha, não tem nada de concreto. Seria a primeira vez que os personagens veriam o mar. É bem abusado levar os bonecos para a praia", adianta.


CINE COCORICÓ: AS AVENTURAS NA CIDADE
Direção: Fernando Gomes
Quando: estreia sábado nas cidades de São Paulo, Rio, Campinas, entre outras (veja lista de endereços no site www.tvcultura.com.br/cocorico)
Classificação: livre


Outras pequenas matérias de lançamento:
O GLOBO
VEJA

Nenhum comentário: